MONOGRAFIAS > 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008

O MESTRADO

O Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté tem por objetivo principal a formação de gestores, docentes e pesquisadores que possam atuar nas diversas áreas da Gestão de Recursos Sócio-Produtivos, como elementos capazes de intervir de forma crítica sobre a realidade e oferecer uma visão científica abrangente e atual das técnicas administrativas. Para isso, são fornecidos elementos interdisciplinares aos alunos para o desenvolvimento de pesquisas científicas, o aprofundamento de estudos técnicos e o aprofundamento profissional na gestão de recursos alocados no sistema produtivo e de serviços.

Fundamentado no compromisso de cooperar para o desenvolvimento regional, o Mestrado propõe uma visão multidisciplinar das relações entre o homem e o mundo sócio-econômico que o envolve.

Para tanto, sua composição inclui disciplinas que dão sustentação téorica às linhas de pesquisa, orientadas de um lado pelo conhecimento mais atual na área da gestão e, de outro, pela realidade regional.

É sabido que o interior de São Paulo, com destaque para as cidades das regiões de Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba, aparece em lugar relevante em número de novas vagas industriais, o que lhe assegura uma crescente importância no cenário nacional, em termos de seu potencial de crescimento econômico. Nele se destaca o Vale do Paraíba, principal área de abrangência do programa.

Esse desempenho animador tem forte relacionamento com as universidades e centros de pesquisa localizados nestas regiões como pólo de atração das empresas de tecnologia intensiva. Em um ambiente com tamanho potencial e numa região tão promissora, a demanda por cursos que oferecem conhecimento e domínio na gestão dos negócios é grande e tende a crescer, desde que as instituições fornecedoras de tais cursos estejam profissionalmente preparadas para oferecê-los, como é o caso do Departamento de Economia, Contabilidade, Administração e Secretariado da UNITAU.